A ACAPORAMA - Associação de Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira, foi fundada a 5 de Abril de 1991. Trata-se de uma Associação sem fins lucrativos e de Utilidade Pública, que tem por objecto a representação de todas as Casas do Povo da Região, suas associadas e outras associações. 

Bem como, organizar, promover e coordenar acções desencadeadas por estas, além de administrar fundos que lhe sejam atribuídos ou confiados, com vista à realização dos seus objectivos e dos planos de acção que pretenda promover, em benefício das populações abrangidas pela acção das Casas do Povo, sendo reconhecido à ACAPORAMA o direito de contrair empréstimos, aceitar donativos ou doações, celebrar acordos, protocolos ou contratos com entidades públicas e privadas; Organizar, promover ou apoiar, a nível nacional ou transnacional, acções cujos fins se identifiquem com os desta Associação e ainda entre outros o direito de candidatar-se a programas e apoios que contribuam para o desenvolvimento dos objectivos a que se propõe.

Tem um total estimado de 7815 associados individuais distribuídos pelas 40 Casas do Povo da RAM.

As Casas do Povo são entidades privadas, sem fins lucrativos, cuja esfera de actuação vai desde a defesa e  promoção da cultura e etnografia regional, à formação profissional.

Esta associação tem como nova missão, a reestruturação da instituição para melhor servir os nossos parceiros, as entidades públicas que lutam em prol do desenvolvimento rural e o nosso povo directamente ou através das casas do povo, nossos associados.